O Nível de Auto-estima de Crianças do Estado do Paraná Alunos do Centro Rexona Ades de Voleibol
Por Fábio Heitor Alves Okazaki (Autor), Celso Augusto Silveira (Autor), Vinicius Afonso Petrunko (Autor), Gerson de Oliveira Amorim (Autor), Maria Auxiliadora Villar Castanheira (Autor), Josmar Coelho (Autor).
Em XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Introdução: A auto-estima pode ser entendida como uma sensação
fundamental de eficácia e um sentido inerente de mérito, ou uma interação
da confiança com o respeito próprio (BRANDEN, 1993). Devido a sua relação
com diversos outros fatores como desempenho escolar, comportamento e
facilidade na aprendizagem (STANLEY, DAÍ & NOLAN, 1997), a auto-estima
se tornou um fator muito importante na avaliação de projetos sociais. O
objetivo deste etudo, foi descrever os níveis de auto-estima de crianças
participantes do projeto Centro Rexona Ades de Voleibol (CRAV) do
Instituto Compartilhar. Material e Métodos: A amostra foi constituída de
1172 crianças, de ambos os sexos, de 22 cidades do estado do Paraná,
alunos do CRAV, com média de idade de 14,35 anos e d.p.=5,68 anos. O
instrumento utilizado para a coleta de dados foi o Coopersmith Self-Esteem
Inventory Short Form (COOPERSMITH, 1969). Os dados foram tratados com
estatística descritiva, com média, desvio padrão e distribuição de freqüência.
Resultados e Conclusão: A descrição da variável demonstrou que em valores
médios, os alunos se encontravam em níveis de auto-estima considerados
normais (x=63,37%). Na distribuição de freqüência 45,9% dos alunos se
encontravam em níveis considerados normais (entre 56%-75%) e 26,5%
em níveis considerados elevados (entre 76%-100%). Pode-se concluir que
as crianças participantes do CRAV, apresentam bons resultados quanto à
auto-estima o que pode estar ligado a metodologia de ensino adotada neste
projeto. Sugerem-se novos estudos envolvendo outras variáveis.