O Nosso Inédito Viável: Diálogos Sobre o Lugar da Educação Física Escolar
Por Márcio Cardoso Coelho (Autor), Leandro Oliveira Rocha (Autor).
Em REBESCOLAR - Revista Brasileira de Educação Física Escolar, n 2, 2019.
Resumo
Este texto, objetiva refletir a partir de dois relatos de experiência, realizados em duas escolas de duas redes municipais de ensino no estado Rio Grande do Sul, sobre o lugar da educação física escolar como campo de conhecimento na escola. Partindo de um diálogo com os textos Entre o “não mais” e o “ainda não”: pensando saídas do não lugar da EF escolar I” (GONZÁLEZ; FENSTERSEIFER, 2009) e “Entre o “não mais” e o “ainda não”: pensando saídas do não lugar da EF escolar II” (GONZÁLEZ; FENSTERSEIFER, 2010), entendemos que cabe à educação física escolar estar inserida em um projeto de escola, que busque a educação libertadora, pensando o professor de educação física como intelectual transformador, construindo conhecimentos no “chão da escola, produzindo o “inédito viável”.