Resumo

Tentar consertar o sistema de classificação de revistas científicas da Capes não vai resolver seu problema fundamental: o fato de ele existir

No apagar das luzes do governo Bolsonaro, a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) anunciou a versão preliminar do novo Qualis. O sistema, que classifica periódicos científicos em um ranking de categorias, é uma das pedras fundamentais da avaliação de pós-graduações da agência – uma ilha de meritocracia no sistema público brasileiro que determina a distribuição de verbas e bolsas entre os programas do país de acordo com seu desempenho acadêmico.

Revisões do Qualis costumam causar estardalhaço na comunidade acadêmica brasileira. É quase garantido que a publicação do ranking vá gerar reclamações sobre a nota recebida pela revista X, ou sobre o periódico Y ter ou não sido incluído. Desta vez, a insatisfação foi suficiente para gerar um abaixo-assinado de pesquisadores em economia e motivar correções na versão preliminar, que deve ser atualizada após o período de consulta pública.


 

Acessar