Resumo

O programa Segundo Tempo (PST) é um programa do Ministério do Esporte destinado a democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte. O PST Núcleo de Esporte Adaptado é desenvolvido pelo curso de educação física da Universidade Federal de Goiás/Campus Jataí, em parceria com o Ministério do Esporte, visando democratizar o acesso ao esporte educacional como forma de inclusão social de crianças, adolescentes e jovens com deficiência ou/e em situação de vulnerabilidade social e, ao mesmo tempo, capacitar o futuro profissional da área da educação física para desenvolver o ensino das atividades físicas para pessoas com necessidades especiais por meio da vivência de situações concretas de ensino-aprendizagem. As atividades iniciaram-se em agosto de 2012, atendendo alunos com e sem deficiência em um ambiente inclusivo, tanto da rede municipal de ensino como em outras instituições, como a Associação de Amigos e Pais do Excepcional (APA/ Jataí). São desenvolvidas as atividades futsal, ginástica, natação e dança. Com o objetivo de desenvolver uma prática inclusiva, no Núcleo de Esporte Adaptado são adotadas as seguintes estratégias para as aulas: formação de uma roda inicial; cuidado em relação às instruções dada e definição dos grupos de trabalho de forma a não premiar os alunos mais habilidosos no mesmo grupo ou estabelecendo tutorias entre os alunos. Em relação à partprincipal das aulas, busca-se a participação ativa de todos os alunos; a aprendizagem cooperativa; a transferência do comando da atividade para o aluno com ou sem deficiência; a adaptação das regras dos jogos e a diversificação dos materiais, espaços e atividades. São utilizados vários instrumentos avaliativos (questionários, entrevista, etc.), com o objetivo de verificar o impacto e a percepção do programa e o impacto dos conteúdos. Com o decorrer das aula, foram evidenciados benefícios aos participantes, tais como melhora no convívio social e das habilidades motoras, aprendizado de modalidades esportivas e desenvolvimento da autonomia e independência. Por outro lado, o programa contribui para a capacitação dos monitores dos cursos envolvidos no processo ensino- aprendizagem de alunos com deficiência em um ambiente inclusivo.

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