O olhar de professores da rede municipal de ensino de Florianópolis sobre as concepções da educação física na educação infantil na bncc
Por Luiza Oliveira de Liz (Autor), Larissa Cerignoni Benites (Autor).
Resumo
O objetivo foi apresentar a compreensão da Educação Física na Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis e Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Realizou-se análise documental de cinco documentos da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, da BNCC e entrevista semiestruturada com professores de Educação Física da Educação Infantil. Aponta-se como resultados que existe aproximação conceitual sobre Educação Física entre documentos da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis e os discursos dos professores, naquilo que concerne a um viés mais crítico da área. Contudo, notou-se distanciamento da BNCC, pois não aborda a Educação Física na Educação Infantil e, quando há aproximação, dirige-se à dimensão da educação do corpo físico e biológico, algo não presente na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis e depoimentos. Estas compreensões levam a ponderar sobre interpretações presentes nos documentos, nos discursos dos professores, sendo necessário debate e atenção da Educação Física na Educação Infantil para não perder avanços pedagógicos e nem deslegitimar a trajetória histórica e coletiva da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis.