Resumo
Esta pesquisa tem como questão central investigar de que maneira as mudanças ocorridas na área da educação física vêm marcando a concepção do professor e a sua prática pedagógica. Historicamente a ênfase no corpo esteve relacionada a planos inferiores, menos valorizados. Por outro lado, o intelecto a planos, qualitativamente, superiores. Com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 observa-se um avanço para aeducação física, que passa a ser considerada um componente curricular como os demais, deixando de ser uma atividade extracurricular. Diante deste cenário, destaca-se que a educação física passou por importantes mudanças, que marcaram as práticas pedagógicas, influenciando a forma como professores concebem a área e sua prática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, envolvendo uma investigação de campo, com quatro professores deeducação física do ensino público com tempo de formado e de docência diferentes. Os dados foram coletados por meio de entrevistas recorrentes, envolvendo grande interação entre pesquisador e sujeitos. Este procedimento baseia-se em algumas etapas de entrevistas e transcrições com a categorização dos dados após cada uma delas. Os sujeitos participam ativamente completando, alterando e esclarecendo informações. Os resultados possibilitaram identificar que as mudanças ocorridas na área da Educação física, na visão dos docentes investigados, influenciam desde os aspectos relacionados à formação inicial, passando pelas condições de trabalho na escola e pela forma de organizar a prática pedagógica, bem como influenciam na valorização tanto da área como do próprio docente.