O Olhar e a (in)compreensão Dos/as Acadêmicos/as de Educação Física Quanto ? Disciplina História da Educação Física
Por Kleber Tuxen Carneiro (Autor), Eliasaf Rodrigues de Assis (Autor), Maurício Bronzatto (Autor), Roberto Carlos Vieira Junior (Autor).
Em XIV Congresso de História do Esporte, do Lazer e da Educação Física - CHELEF
Resumo
INTRODUÇÃO É comum alunos ingressantes na graduação demonstrarem insegurança diante de alguns saberes. Esse fenômeno, também presente na formação em Educação Física, se acentua quando uma diversidade de conhecimentos afigura-se, no dizer de Betti (2008), como uma espécie de “povoamento epistemológico”. Uma breve revisão da constituição curricular da Educação Física evidencia a influência das ciências da saúde, biológicas e, mais recentemente, das ciências humanas (BRACHT, 1999; SOARES, 1992 e CARNEIRO, 2012). Muitos acadêmicos/as indagam: “Por que estudar história em um curso de Educação, no interior da Faculdade de Ciências da Saúde?” (MELO, 1997). Problematizando essa indagação, buscamos averiguar a (in)compreensão dos ingressantes no curso de Educação Física quanto à disciplina “História da Educação Física”. Intercruzando o perfil do aluno/a, sua concepção quanto à História ao longo da escolarização e a constituição epistêmica da Educação Física, intentamos mapear narrativas que distorcem a compreensão da História enquanto disciplina da Educação Física.