O Outdoor Training e a Gestão da Informação nos Sites das Empresas Associadas à Abrotur
Por Ana Paula Evaristo Guizarde Teodoro (Autor), Elisangela Gisele do Carmo (Autor), Denis Juliano Gaspar (Autor), José Pedro Scarpel Pacheco (Autor), Gisele Maria Schwartz (Autor).
Resumo
Introdução: Muitas empresas estão aderindo à realização de treinamentos ao ar livre com seus funcionários, como o Outdoor Training, buscando atividades na natureza que simulem situações semelhantes às do cotidiano, porém, em local diferente do habitual. Geralmente, essas práticas estimulam o trabalho em equipe, a resolução de problemas, a tomada de decisão, a identificação de lideranças, entre outros objetivos. No Brasil, houve um crescimento da oferta destas práticas pelas empresas de aventura, contudo, a divulgação dessas informações nos sites das empresas parece ser ainda bastante limitada, instigando esta investigação. Objetivo: Analisar os sites das empresas associadas à ABROTUR - Associação das Empresas de Turismo de Brotas-SP quanto ao oferecimento do Outdoor Training e investigar como disponibilizam as informações. Metodologia: Este estudo, de natureza qualitativa, utilizou pesquisa exploratória documental, baseada na análise dos sites das empresas associadas à ABROTUR destacando-se as informações acerca da divulgação do Outdoor Training. Os dados foram analisados pela Técnica de Análise de Conteúdo e divididos, a posteriori, em 3 eixos. Resultados: Entre as 8 empresas associadas à ABROTUR, 5 oferecem e disponibilizam informações sobre o Outdoor Training em seus sites. No eixo 1-terminologia utilizada, cada empresa apresenta o conceito de forma diferente, sendo: Treinamento empresarial, Treinamento humano e empresarial, Atendimento corporativo e Dinâmicas temáticas para grupos de empresas e Outdoor Training, eventos motivacionais e confraternizações. No eixo 2–tipos de atividades oferecidas, todas as empresas citam atividades que envolvem esse tipo de treinamento e 3 apresentam detalhadamente as atividades, sendo o rafting a mais incidente. No eixo 3–recursos visuais de divulgação, 5 empresas utilizam fotos e apenas 1 apresentou um vídeo explicativo. Entre os recursos visuais, 3 empresas apresentam a metodologia do treinamento detalhadamente, com organogramas e gráficos, porém, apenas 1 empresa apresenta tabela de preços. Considerações Finais: As informações sobre o Outdoor Training necessitam estar mais claras, tendo em vista que este mercado corporativo é uma tendência e muitas empresas ainda não possuem espaços apropriados para envio de sugestões, atendimento online, inclusão de vídeos e preços. Torna-se necessário que as empresas de atividades de aventura atentem para o gerenciamento das informações divulgadas em seus sites.