Integra
Após a derrota nos pênaltis para a seleção uruguaia, ficou claro e evidente que o Brasil há muito deixou de ser uma potência no futebol.
Podemos dividir o futebol brasileiro em três fases:
1. A chegada do futebol ao Brasil na virada do século XIX e sua estruturação, desde a criação de clubes, a organização de campeonatos e a afirmação da antiga CBD como responsável pela gestão do futebol no Brasil bem como a formação da seleção brasileira;
2. a fase do profissionalismo iniciada na década de 1930 até a conquista do tri campeonato mundial de seleções em 1970;
3. E o que veio depois de 2014 pós a derrota vergonhosa para a Alemanha por 7x1.
De 2014 para cá, o futebol brasileiro entrou em uma decadência técnica, organizacional e moral.
Não temos e não conseguimos formar treinadores, não conseguimos formar jogadores com a qualidade de outrora e, o pior, não temos técnicos. Os portugueses - quem é Portugal na fila do pão? - tomaram conta de nosso futebol.
A corrupção que tomou conta dos clubes e da CBF desviaram o foco e, o outrora pais do futebol não consegue derrotar a seleção da Costa Rica ou a seleção do Uruguai jogando com um a menos.
Em contrapartida, o voleibol cresce a passos largos tanto em organização, quanto em técnica. Jovens na atualidade preferem o vôlei a uma pelada de futebol.
A impressão é a de que o futebol segue a mesma trilha do basquetebol: viveremos das glórias do passado e nada mais. Triste fim