O Papel da Atmosfera dos Estádios e do Preço dos Ingressos Sobre as Intenções Comportamentais de Torcedores de Futebol
Por Jorge Eduardo Maciel Gonçalves da Silva (Autor), Mykaelly Beatriz da Costa Silva (Autor), Yves Miranda (Autor), Marcos Antonio Barros Filho (Autor), Carlos Augusto Mulatinho de Queiroz Pedroso (Autor).
Em Revista Intercontinental de Gestão Desportiva v. 11, n 2, 2021.
Resumo
Introdução: O processo de ida aos estádios de futebol, é responsável por prover lucros aos clubes, visto que a venda de ingressos é uma das principais fontes de receita no futebol. Por conseguinte, no momento de apreciação do espetáculo, o torcedor encontra-se suscetível a receber inúmeros estímulos, devido a atmosfera deparada nos estádios de futebol. Para tal, é missão dos clubes, visar agradar seu consumidor, objetivando a aquisição de seus produtos e serviços. Encontramos, portanto, na literatura do marketing esportivo, as intenções comportamentais, elas direcionam informações a respeito das intenções futuras dos torcedores para com seu clube. Todavia, ainda não há sínteses ou revisões que mapeiem o papel da atmosfera do estádio e do preço dos ingressos nas intenções comportamentais, no âmbito do futebol.Objetivo: Revisar o papel da atmosfera do estádio e do preço dos ingressos na intenção comportamental por parte dos espectadores de Futebol. Metodologia: Trata-se de uma revisão sistemática, seguindo sugestões do protocolo PRISMA. Recorrendo-se as bases de dados Scopus, Web of Science e EBSCOhost. Utilizou-se um modelo de busca com descritores para os grupos referente ao preço dos ingressos e atmosfera do estádio, somado a um grupo decorrente das intenções comportamentais e o futebol. Foram considerados estudos originais publicados em inglês ou português até 30 de setembro de 2020, o ano de publicação não sofreu restrição. Ademais, os estudos que não apresentaram relação com o tema e duplicados foram retirados. Ao todo 732 estudos foram identificados, sendo 02 elegíveis para esta revisão. Resultados: Conforme investigado, a atmosfera dos estádios é capaz de impactar nas intenções comportamentais, sendo a experiência positiva correspondente a um maior teor de retorno aos estádios, entretanto, o torcedor não obter suas necessidades emocionais atendidas enquanto o primor da atmosfera, pode direcionar o mesmo a uma significância negativa em relação a intenção comportamental. No que concerne ao preço dos ingressos, as evidências demostraram uma relação positiva estatisticamente significativa com as intenções comportamentais. Discussão: Centrando-se nesta importância, as experiências positivas e o preço pago pelos bilhetes em um evento, podem desempenhar um comportamento intencional de recompra. Vale salientar o contexto em que se é empregado as análises, visto que a cultura local pode influenciar na percepção do consumidor referente as experiências desejadas no espetáculo. Conclusão: A atmosfera dos estádios e os preços dos ingressos estruturam-se como um fator relevante nas intenções comportamentais dos torcedores de Futebol.