Resumo

Introdução: O processo de ida aos estádios de futebol, é responsável por prover lucros aos clubes, visto que a venda de ingressos é uma das principais fontes de receita no futebol. Por conseguinte, no momento de apreciação do espetáculo, o torcedor encontra-se suscetível a receber inúmeros estímulos, devido a atmosfera deparada nos estádios de futebol. Para tal, é missão dos clubes, visar agradar seu consumidor, objetivando a aquisição de seus produtos e serviços. Encontramos, portanto, na literatura do marketing esportivo, as intenções comportamentais, elas direcionam informações a respeito das intenções futuras dos torcedores para com seu clube. Todavia, ainda não há sínteses ou revisões que mapeiem o papel da atmosfera do estádio e do preço dos ingressos nas intenções comportamentais, no âmbito do futebol.Objetivo: Revisar o papel da atmosfera do estádio e do preço dos ingressos na intenção comportamental por parte dos espectadores de Futebol. Metodologia: Trata-se de uma revisão sistemática, seguindo sugestões do protocolo PRISMA. Recorrendo-se as bases de dados Scopus, Web of Science e EBSCOhost. Utilizou-se um modelo de busca com descritores para os grupos referente ao preço dos ingressos e atmosfera do estádio, somado a um grupo decorrente das intenções comportamentais e o futebol. Foram considerados estudos originais publicados em inglês ou português até 30 de setembro de 2020, o ano de publicação não sofreu restrição. Ademais, os estudos que não apresentaram relação com o tema e duplicados foram retirados. Ao todo 732 estudos foram identificados, sendo 02 elegíveis para esta revisão. Resultados: Conforme investigado, a atmosfera dos estádios é capaz de impactar nas intenções comportamentais, sendo a experiência positiva correspondente a um maior teor de retorno aos estádios, entretanto, o torcedor não obter suas necessidades emocionais atendidas enquanto o primor da atmosfera, pode direcionar o mesmo a uma significância negativa em relação a intenção comportamental. No que concerne ao preço dos ingressos, as evidências demostraram uma relação positiva estatisticamente significativa com as intenções comportamentais. Discussão: Centrando-se nesta importância, as experiências positivas e o preço pago pelos bilhetes em um evento, podem desempenhar um comportamento intencional de recompra. Vale salientar o contexto em que se é empregado as análises, visto que a cultura local pode influenciar na percepção do consumidor referente as experiências desejadas no espetáculo. Conclusão: A atmosfera dos estádios e os preços dos ingressos estruturam-se como um fator relevante nas intenções comportamentais dos torcedores de Futebol.

Acessar