O Papel da Atmosfera dos Estádios e do Preço dos Ingressos Sobre as Intenções Comportamentais de Torcedores de Futebol: Uma Revisão Sistemática
Por Jorge Eduardo Maciel Gonçalves da Silva (Autor), Mykaelly Beatriz da Costa Silva (Autor), Julia Van Rooijen Oliveira (Autor), Ivens Cordeiro Alves (Autor), Carlos Augusto Mulatinho de Queiroz Pedroso (Autor).
Em 10ª Jornada Internacional Sobre Gestão do Esporte - GESPORTE.
Resumo
Introdução: As organizações esportivas possuem a venda de ingressos como uma fonte de receita importante (PARK, LEE; MILLER, 2012). Sendo assim, é fundamental direcionar ações para o aumento dos espectadores, dentre elas melhorar a atmosfera do estádio (WAKEFIELD; BLODGETT, 1996). Objetivo: Identificar o papel da atmosfera do estádio e do preço dos ingressos nas intenções comportamentais de espectadores de futebol. Revisão de Literatura: Moe e Fader (2009) estabelecem que a localização do assento e a sua qualidade possuem relação na estruturação dos preços dos bilhetes. Sendo o preço dos ingressos e a atmosfera dos estádios, quando positiva, entendidos como um preditor de recompra de ingressos. Para Park et al. (2012), a forma em que o clube está disposto a modelar o preço dos ingressos impacta diretamente na sua venda. Segundo Biscaia (2016), as intenções comportamentais dizem respeito às intenções futuras dos torcedores para com seu clube. Materiais e Métodos: Trata-se de uma revisão sistemática, seguindo sugestões do protocolo PRISMA (GALVÃO, PANSANI; HARRAD, 2015), recorrendo-se as bases de dados Scopus, Web of Science e EBSCOhost. Utilizou-se um modelo de busca com descritores para os grupos referente ao preço dos ingressos e atmosfera do estádio, somado a um grupo decorrente das intenções comportamentais e o futebol. Foram considerados estudos originais empíricos publicados em inglês ou português até 30 de setembro de 2020, o ano de publicação não sofreu restrição. Ao todo 732 estudos foram encontrados, 225 foram descartados por não obterem relação com o tema, 60 por serem duplicados e 426 por não serem artigos originais. Assim, 21 estudos restaram para uma leitura na integra, sendo apenas três incluídos para esta revisão. Resultados: Dentre as diferentes dimensões que compõem a atmosfera do estádio, aspectos como entretenimento e estrutura do estádio desenvolvem um efeito indireto nas intenções comportamentais, sendo facilmente motivados pelas emoções sentidas, em contexto asiático. Na Europa, a capacidade e estrutura do estádio aumentam a procura, já o preço dos ingressos demonstrouse significativo sobre as intenções comportamentais. Discussão: Proporcionar uma ambientação de estádio com conforto, boa acústica e entretenimento predizem uma intenção de recompra dos ingressos. Somado a isso, podem utilizar a estratégia de preços de ingressos dinâmicos, baseado na demanda da partida, para aumentar as chances dos torcedores irem aos jogos Conclusão: A atmosfera dos estádios e os preços dos ingressos, são dimensões que estão inseridas nas partidas de futebol. Nesta revisão sistemática evidenciou-se a sua certificação como um papel importante nas intenções comportamentais dos espectadores de Futebol.