Resumo

Introdução: As organizações esportivas possuem a venda de ingressos como uma fonte de receita importante (PARK, LEE; MILLER, 2012). Sendo assim, é fundamental direcionar ações para o aumento dos espectadores, dentre elas melhorar a atmosfera do estádio (WAKEFIELD; BLODGETT, 1996). Objetivo: Identificar o papel da atmosfera do estádio e do preço dos ingressos nas intenções comportamentais de espectadores de futebol. Revisão de Literatura: Moe e Fader (2009) estabelecem que a localização do assento e a sua qualidade possuem relação na estruturação dos preços dos bilhetes. Sendo o preço dos ingressos e a atmosfera dos estádios, quando positiva, entendidos como um preditor de recompra de ingressos. Para Park et al. (2012), a forma em que o clube está disposto a modelar o preço dos ingressos impacta diretamente na sua venda. Segundo Biscaia (2016), as intenções comportamentais dizem respeito às intenções futuras dos torcedores para com seu clube. Materiais e Métodos: Trata-se de uma revisão sistemática, seguindo sugestões do protocolo PRISMA (GALVÃO, PANSANI; HARRAD, 2015), recorrendo-se as bases de dados Scopus, Web of Science e EBSCOhost. Utilizou-se um modelo de busca com descritores para os grupos referente ao preço dos ingressos e atmosfera do estádio, somado a um grupo decorrente das intenções comportamentais e o futebol. Foram considerados estudos originais empíricos publicados em inglês ou português até 30 de setembro de 2020, o ano de publicação não sofreu restrição. Ao todo 732 estudos foram encontrados, 225 foram descartados por não obterem relação com o tema, 60 por serem duplicados e 426 por não serem artigos originais. Assim, 21 estudos restaram para uma leitura na integra, sendo apenas três incluídos para esta revisão. Resultados: Dentre as diferentes dimensões que compõem a atmosfera do estádio, aspectos como entretenimento e estrutura do estádio desenvolvem um efeito indireto nas intenções comportamentais, sendo facilmente motivados pelas emoções sentidas, em contexto asiático. Na Europa, a capacidade e estrutura do estádio aumentam a procura, já o preço dos ingressos demonstrouse significativo sobre as intenções comportamentais. Discussão: Proporcionar uma ambientação de estádio com conforto, boa acústica e entretenimento predizem uma intenção de recompra dos ingressos. Somado a isso, podem utilizar a estratégia de preços de ingressos dinâmicos, baseado na demanda da partida, para aumentar as chances dos torcedores irem aos jogos Conclusão: A atmosfera dos estádios e os preços dos ingressos, são dimensões que estão inseridas nas partidas de futebol. Nesta revisão sistemática evidenciou-se a sua certificação como um papel importante nas intenções comportamentais dos espectadores de Futebol.