O Papel da Biblioteca e do Bibliotecário na Educação a Distância: Caso na Biblioteca Sebastião Názaro do Nascimento no Instituto Federal do Rio Grande do Norte
Por Gesiele Farias da Silva (Autor), Monica Marques Carvalho Gallotti (Autor).
Em Revista Conhecimento em Ação - RCA v. 4, n 2, 2019. Da página 89 a 110
Resumo
A Educação a Distância (EAD) surgiu com vistas a permitir o acesso ao ensino removendo-se as barreiras geográficas que impediam o encontro da aprendizagem, qualificação profissional e desenvolvimento social. Se reveste em uma política pública institucional e governamental. Neste contexto, a biblioteca enquanto instituição com o objetivo de apoiar o processo de busca, disseminação da informação e construção do conhecimento tem uma função preponderante. Em razão disso, essa pesquisa objetiva refletir sobre o papel da biblioteca e do bibliotecário no apoio a modalidade de EAD por meio de um estudo de caso a fim de, especificamente, discutir suas vantagens, limitações, seus marcos regulatórios e boas práticas neste campo. Utiliza como metodologia a revisão de literatura, pesquisa documental de caráter exploratório-descritivo abordagem qualitativa bem como um estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de questionário semiestruturado aplicado aos bibliotecários que atuam no referido Instituto. Como resultado, identifica-se que a biblioteca tem um papel fundamental no acesso à informação e apoio a aprendizagem. Verificou-se a necessidade de produtos e serviços direcionados especificamente aos usuários de EAD, que possuem perfil distintos dos usuários presenciais. Faz-se necessário a aplicação, sobretudo de tecnologias e ferramentas digitais apropriadas que favoreçam a criação de produtos customizados atrair, fidelizar e atender às necessidades de informação específicas desta a comunidade Conclui apontando sugestões de boas práticas, destacando a importância de estudos futuro neste campo.
Referências:
ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Mediação da informação e múltiplas linguagens. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v. 2, n.1, p.89- 103, 2009.
AMARAL, Keli Rodrigues; BARTALO, Linete. A importância do serviço bibliotecário no ensino a distância. 2007. In: II Seminário em Ciência da Informação - UEL, Londrina, 2007. Disponível em: http://eprints.rclis. org/13268/. Acesso em: 20 de nov. 2017.
ALTBACH, Philip G.; REISBERG, Liz; RUMBLEY, Laura E. Trends in global higher education: Tracking an academic revolution. Paris: Unesco, 2009.
BELLUZZO, Regina Célia Baptista; KOBAYASHI, Maria do Carmo Monteiro; FERES, Glória Georges. Information literacy: um indicador de competência para a formação permanente de professores na sociedade do conhecimento. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 81-99, out. 2009. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1004/1019. Acesso em: 20 dez. 2018.
BORGES, Maria Manuel Marques. A biblioteca digital: da imaginação em exercício ao exercício da imaginação. Páginas a&b: arquivos e bibliotecas, 2018, 7: 7-67.
BRASIL (MEC). Educação superior à distância. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/instituicoes-credenciadas/educacao-superior-a-distancia. Acesso em 21 de nov. 2017.
BRASIL (MEC). Referenciais de qualidade educação superior a distância. Brasília, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf. Acesso em 6 set. 2018.
BRASIL (MEC). Referenciais de qualidade para Cursos à distância. Brasília, 2003. Disponível em:portal. mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/Referenciaisdeead.pdf. Acesso em: 16 ago. 2018.
BRASIL. Portaria normativa nº 11, de 20 de junho de 2017. Estabelece normas para o credenciamento de instituições e a oferta de cursos superiores a distância, em conformidade com o Decreto nº 9.057, de maio de 2017. Diário oficial da União, Brasília, DF, 25 jun. 2017. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/ index.php?option=com_docman&view=download&alias=66431-portaria-normativa-11-pdf&category_slug=maio-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 7 nov. 2018.
GARCEZ, Eliane Maria Stuart; RADOS, Gregório J. Varvakis. Biblioteca híbrida: um novo enfoque no suporte à educação a distância. Ci. Inf., v.31, n.2, p.44-51, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/ v31n2/12907.pdf. Acesso em: 7 nov. 2018.
JUE, Arthur L.; MARR, Jackie A.; KASSOTAKIS, Mary Ellen. Mídias sociais nas empresas: colaboração, inovação, competitividade e resultados. São Paulo: Évora, 2010.
LITTO, Fredric M.; FORMIGA, Marcos (Org.). Educação a Distância: o estado da arte. 3. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
LOBO NETO, Francisco José da Silveira (Org.). Educação a distância: referências e trajetórias. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Tecnologia Educacional; Brasília: Plano Editora, 2001. MOORE, M.;
KEARSLEY, G. Educação à distância: uma visão integrada. 4º reimp. 1.ed. São Paulo: Cengage Learming, 2011.
MOORE, Michael G.; KEARSLEY, G. Educação a distância: sistema de aprendizagem on-line. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
NUNES, Martha S. C.; CARVALHO, Kátia de. As bibliotecas universitárias em perspectiva histórica: a caminho do desenvolvimento durável. Perspectivas em Ciência da Informação, v.21, n.1, p.173-193, jan./ mar 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pci/v21n1/1413-9936-pci-21-01-00173.pdf. Acesso em: 7 nov. de 2018.
PADILHA, Maria Auxiliadora Soares. Os modelos de educação a distância no brasil: a universidade aberta do Brasil como um divisor de águas. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.21, n. esp., p.82-103, jul./dez. 2013. Disponível em: http://online.unisc.br/seer/index.php/reflex. Acesso em: 23 nov. 2018.
PELLEGRINI, Eliane. O bibliotecário e a educação a distância (EAD). 2009. 58 f. Monografia (Graduação em Biblioteconomia) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Florianópolis, 2009. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/119743/284515.pdf?sequence=1. Acesso: em 6 nov. 2018.
REFERENCE and User Services Association. Guidelines for implementing and maintaining virtual reference services. Reference & User Services Quartely, v.44, n.1, p. 9-13, 2004.
RIBEIRO, Fernanda. As bibliotecas universitárias: seu papel de mediação para o acesso ao conhecimento na era digital. In: A biblioteca da Universidade. Coimbra, Portugal: Permanência e metamorfoses, 2015. SILVA, Fernanda Daniel da; LIMA Marcia Heloisa Tavares de Figueredo. Uma proposta de serviço de referência virtual para biblioteca da universidade federal fluminense. Disponível em: ojs.letras.up.pt/ index.php/paginasaeb/article/download/3958/3705. Acesso em: 23 out. 2018.
SILVA, R. C.; MELLO, M. R. G.; FORMENTINI, R.; VALENTIM, M. L. P. Biblioteca híbrida: uma perspectiva complexa. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 19, 2018, Londrina. Anais [...]. Londrina: UEL, 2018. p. 1-8.
SPUDEIT, Daniela F. A. Oliveira; VIAPIANA, Noeli; VITORINO, Elizete Vieira. Bibliotecário e educação a distância (EAD): mediando os instrumentos do conhecimento Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.15, n.1, p. 54-70 jan./jun., 2010.
TENOPIR, Carol et al. Research data services in academic libraries: Data intensive roles for the future?. Journal of eScience Librarianship, v. 4, n. 2, p. 4, 2015. VIANA, Michelangelo Mazzardo Marques. A informação e a biblioteca universitária. [S.l.: s.n.], 2013. Slideshare: @miquemv. Disponível em: https://www.slideshare.net/miquemv/ss-a-informao-e-a-biblioteca-universitria. Acesso em 06 abr. 2013.
VITORINO, Elizete Vieira. Educação a Distância (EAD) na percepção dos alunos. Itajaí: Universidade do Vale do Itajaí, 2006. 92.
ZANINELLI, Thais Batista, et al. Os nativos digitais e as bibliotecas universitárias: um paralelo entre o novo perfil do usuário e os produtos e serviços informacionais. Informação & Informação, v.21, n.3, p. 149-184, 2006.