Resumo

A Educação a Distância (EAD) surgiu com vistas a permitir o acesso ao ensino removendo-se as barreiras geográficas que impediam o encontro da aprendizagem, qualificação profissional e desenvolvimento social. Se reveste em uma política pública institucional e governamental. Neste contexto, a biblioteca enquanto instituição com o objetivo de apoiar o processo de busca, disseminação da informação e construção do conhecimento tem uma função preponderante. Em razão disso, essa pesquisa objetiva refletir sobre o papel da biblioteca e do bibliotecário no apoio a modalidade de EAD por meio de um estudo de caso a fim de, especificamente, discutir suas vantagens, limitações, seus marcos regulatórios e boas práticas neste campo. Utiliza como metodologia a revisão de literatura, pesquisa documental de caráter exploratório-descritivo abordagem qualitativa bem como um estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de questionário semiestruturado aplicado aos bibliotecários que atuam no referido Instituto. Como resultado, identifica-se que a biblioteca tem um papel fundamental no acesso à informação e apoio a aprendizagem. Verificou-se a necessidade de produtos e serviços direcionados especificamente aos usuários de EAD, que possuem perfil distintos dos usuários presenciais. Faz-se necessário a aplicação, sobretudo de tecnologias e ferramentas digitais apropriadas que favoreçam a criação de produtos customizados atrair, fidelizar e atender às necessidades de informação específicas desta a comunidade Conclui apontando sugestões de boas práticas, destacando a importância de estudos futuro neste campo.

Referências: 
ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Mediação da informação e múltiplas linguagens. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v. 2, n.1, p.89- 103, 2009.

AMARAL, Keli Rodrigues; BARTALO, Linete. A importância do serviço bibliotecário no ensino a distância. 2007. In: II Seminário em Ciência da Informação - UEL, Londrina, 2007. Disponível em: http://eprints.rclis. org/13268/. Acesso em: 20 de nov. 2017.

ALTBACH, Philip G.; REISBERG, Liz; RUMBLEY, Laura E. Trends in global higher education: Tracking an academic revolution. Paris: Unesco, 2009.

BELLUZZO, Regina Célia Baptista; KOBAYASHI, Maria do Carmo Monteiro; FERES, Glória Georges. Information literacy: um indicador de competência para a formação permanente de professores na sociedade do conhecimento. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 81-99, out. 2009. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1004/1019. Acesso em: 20 dez. 2018.

BORGES, Maria Manuel Marques. A biblioteca digital: da imaginação em exercício ao exercício da imaginação. Páginas a&b: arquivos e bibliotecas, 2018, 7: 7-67.

BRASIL (MEC). Educação superior à distância. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/instituicoes-credenciadas/educacao-superior-a-distancia. Acesso em 21 de nov. 2017.

BRASIL (MEC). Referenciais de qualidade educação superior a distância. Brasília, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf. Acesso em 6 set. 2018.

BRASIL (MEC). Referenciais de qualidade para Cursos à distância. Brasília, 2003. Disponível em:portal. mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/Referenciaisdeead.pdf. Acesso em: 16 ago. 2018.

BRASIL. Portaria normativa nº 11, de 20 de junho de 2017. Estabelece normas para o credenciamento de instituições e a oferta de cursos superiores a distância, em conformidade com o Decreto nº 9.057, de maio de 2017. Diário oficial da União, Brasília, DF, 25 jun. 2017. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/ index.php?option=com_docman&view=download&alias=66431-portaria-normativa-11-pdf&category_slug=maio-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 7 nov. 2018. 

GARCEZ, Eliane Maria Stuart; RADOS, Gregório J. Varvakis. Biblioteca híbrida: um novo enfoque no suporte à educação a distância. Ci. Inf., v.31, n.2, p.44-51, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/ v31n2/12907.pdf. Acesso em: 7 nov. 2018.

JUE, Arthur L.; MARR, Jackie A.; KASSOTAKIS, Mary Ellen. Mídias sociais nas empresas: colaboração, inovação, competitividade e resultados. São Paulo: Évora, 2010.

LITTO, Fredric M.; FORMIGA, Marcos (Org.). Educação a Distância: o estado da arte. 3. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

LOBO NETO, Francisco José da Silveira (Org.). Educação a distância: referências e trajetórias. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Tecnologia Educacional; Brasília: Plano Editora, 2001. MOORE, M.;

KEARSLEY, G. Educação à distância: uma visão integrada. 4º reimp. 1.ed. São Paulo: Cengage Learming, 2011.

MOORE, Michael G.; KEARSLEY, G. Educação a distância: sistema de aprendizagem on-line. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

NUNES, Martha S. C.; CARVALHO, Kátia de. As bibliotecas universitárias em perspectiva histórica: a caminho do desenvolvimento durável. Perspectivas em Ciência da Informação, v.21, n.1, p.173-193, jan./ mar 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pci/v21n1/1413-9936-pci-21-01-00173.pdf. Acesso em: 7 nov. de 2018.

PADILHA, Maria Auxiliadora Soares. Os modelos de educação a distância no brasil: a universidade aberta do Brasil como um divisor de águas. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.21, n. esp., p.82-103, jul./dez. 2013. Disponível em: http://online.unisc.br/seer/index.php/reflex. Acesso em: 23 nov. 2018.

PELLEGRINI, Eliane. O bibliotecário e a educação a distância (EAD). 2009. 58 f. Monografia (Graduação em Biblioteconomia) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Florianópolis, 2009. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/119743/284515.pdf?sequence=1. Acesso: em 6 nov. 2018.

REFERENCE and User Services Association. Guidelines for implementing and maintaining virtual reference services. Reference & User Services Quartely, v.44, n.1, p. 9-13, 2004.

RIBEIRO, Fernanda. As bibliotecas universitárias: seu papel de mediação para o acesso ao conhecimento na era digital. In: A biblioteca da Universidade. Coimbra, Portugal: Permanência e metamorfoses, 2015. SILVA, Fernanda Daniel da; LIMA Marcia Heloisa Tavares de Figueredo. Uma proposta de serviço de referência virtual para biblioteca da universidade federal fluminense. Disponível em: ojs.letras.up.pt/ index.php/paginasaeb/article/download/3958/3705. Acesso em: 23 out. 2018.

SILVA, R. C.; MELLO, M. R. G.; FORMENTINI, R.; VALENTIM, M. L. P. Biblioteca híbrida: uma perspectiva complexa. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 19, 2018, Londrina. Anais [...]. Londrina: UEL, 2018. p. 1-8.

SPUDEIT, Daniela F. A. Oliveira; VIAPIANA, Noeli; VITORINO, Elizete Vieira. Bibliotecário e educação a distância (EAD): mediando os instrumentos do conhecimento Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.15, n.1, p. 54-70 jan./jun., 2010.

TENOPIR, Carol et al. Research data services in academic libraries: Data intensive roles for the future?. Journal of eScience Librarianship, v. 4, n. 2, p. 4, 2015. VIANA, Michelangelo Mazzardo Marques. A informação e a biblioteca universitária. [S.l.: s.n.], 2013. Slideshare: @miquemv. Disponível em: https://www.slideshare.net/miquemv/ss-a-informao-e-a-biblioteca-universitria. Acesso em 06 abr. 2013.

VITORINO, Elizete Vieira. Educação a Distância (EAD) na percepção dos alunos. Itajaí: Universidade do Vale do Itajaí, 2006. 92.

ZANINELLI, Thais Batista, et al. Os nativos digitais e as bibliotecas universitárias: um paralelo entre o novo perfil do usuário e os produtos e serviços informacionais. Informação & Informação, v.21, n.3, p. 149-184, 2006.
 

Acessar