O Papel da Competição Infantil de Tênis no Desenvolvimento dos Fundamentos Técnico-táticos Básicos
Por Gabriel Henrique Treter Gonçalves (Autor), Caio Correa Cortela (Autor), Roberto Tierling Klering (Autor), Rodrigo Vieira Bulso (Autor), Carlos Adelar Abaide Balbinotti (Autor).
Em Conexões v. 14, n 2, 2016. 22 Páginas. Da página 30 a 52
Resumo
No ano de 2012, a Federação Internacional de Tênis alterou o modelo competitivo infantil de tênis, dividindo-o em três categorias etárias: ''até 8 anos'', ''9 anos'' e ''10 anos''. Cada categoria passou a ter adequações específicas em relação ao modelo competitivo anterior. Neste caminho, o estudo buscou responder a seguinte questão norteadora: as modificações realizadas no modelo competitivo infantil de tênis estão de acordo com os objetivos de formação dos fundamentos técnico-táticos básicos do tênis infantil? Foram entrevistados onze treinadores (sete mulheres e quatro homens) de tênis de clubes e academias de tênis da cidade de Porto Alegre, RS – Brasil, com experiência no ensino do tênis infantil. Os resultados indicam uma relevante melhora no desenvolvimento dos conteúdos técnico-táticos básicos do tênis em relação ao modelo competitivo anterior. No entanto, alguns ajustes ainda são sugeridos pelos treinadores, principalmente para as categorias “até 8 anos” e “10 anos”.