Resumo

O desenvolvimento motor é um processo contínuo caracterizado por mudanças no comportamento motor que são aperfeiçoadas ao longo da vida. A Educação Física pode melhorar o desenvolvimento motor, psicológico, social e cultural de crianças em idade escolar. O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão crítica da literatura a fim de se identificar e descrever a importância da Educação Física no desenvolvimento motor na infância. Trata-se de um estudo bibliográfico do tipo revisão integrativa da literatura. Foram exploradas as bases de dados Pubmed, Scielo e Lilacs entre agosto e novembro de 2021 aplicando-se os seguintes descritores cruzados entre si por meio dos operadores booleanos “AND” e “OR”: Educação Física; Desenvolvimento Infantil; Habilidades Motoras. Foram encontrados 68 estudos. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 12 artigos acadêmicos, sendo 10 estudos de campo, uma pesquisa transversal e um estudo de caso. A literatura atual destaca a importância do profissional de Educação Física no desenvolvimento motor infantil, participando de forma positiva para aquisição e refinamento do desempenho motor, da maturidade cognitiva, de habilidades motoras básicas e fundamentais, motricidade fina e grossa, coordenação motora, equilíbrio e aptidão física.

Acessar