Resumo

Introdução: O Programa de Desenvolvimento Humano pelo Esporte (PRODHE) busca fomentar a adoção de práticas que favoreçam a vida ativa como valor e hábito, a partir das experiências do brincar e esportivas, tanto no programa em si como na complementaridade com experiências vividas em outros espaços. Essa meta estende-se tanto às crianças e jovens atendidos diretamente  como aos seus familiares. Objetivo: Este estudo visa compreender de que forma este Programa está impactando a vida dos educandos, e averiguar se suas metas estão sendo atingidas. Metodologia: Como parte da avaliação anual do programa, os educandos responderam a um questionário de perguntas abertas relacionadas aos aspectos positivos e negativos do projeto e ao interesse de permanência no mesmo., cujas respostas foram categorizadas. Resultados: Das 20 crianças que responderam o questionário, 19 demonstraram interesse em continuar participando do PRODHE em 2018. A maioria destas mencionou que as atividades e jogos esportivos são o que as fazem permanecer, assim como os amigos que fizeram lá, a aproximação com os educadores e o fato de aprenderem coisas novas. Mais da metade das crianças disseram não haver nada que os fizessem abandonar o programa. Alguns aspectos negativos levantados foram o fato de não gostarem de algumas pessoas do grupo ou de alguns esportes abordados. Apenas uma aluna respondeu que não gostaria de continuar no projeto, pois já participa de diversas atividades extracurriculares e se sente muito ocupada. Conclusões: Além dessas informações, algumas frases importantes relacionadas ao esporte surgiram nas respostas, como: “é bom para a saúde”, “ajudou no meu desenvolvimento” e “é importante complementar o esporte na minha vida”. Isso demonstra que tais crianças estão desenvolvendo um melhor entendimento acerca do esporte e seus benefícios, mas que o PRODHE tem ainda um importante papel nesse processo, já que foram poucos os que responderam com tal criticidade.

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