O Papel da Memória na Construção da Identidade Organizacional: a Sociedade Jockey Club (1868-1932) e o Desenvolvimento da Riqueza Pastoril
Por João Manuel Casquinha Malaia Santos (Autor), Sérgio Settani Giglio (Autor).
Em Recorde: Revista de História do Esporte v. 10, n 1, 2017. Da página 1 a 21
Resumo
A Sociedade Jockey Club foi o mais importante clube de corridas de cavalo do Rio de Janeiro entre 1868 e 1932. Seus gestores clamavam que a finalidade do clube era promover o desenvolvimento da indústria pastoril e da economia do país. O objetivo deste trabalho foi compreender como os gestores trabalharam estes aspectos na construção da identidade organizacional do clube. Foi realizada uma investigação histórica, com o uso de fontes oficiais do clube e do Estado. O discurso central dos clubes não era de organizar corridas de cavalos, mas de promover o desenvolvimento da raça cavalar brasileira. Sob esse argumento transformavam o turfe em algo irrefutável e colocavam as suas atividades e sua identidade organizacional em consonância com os anseios do Estado, tendo como resultado a obtenção de vantagem competitiva em relação a outros clubes.