O Papel da Olimpíada Escolar na Formação de Atletas Brasileiros
Por André Almeida Cunha Arantes (Autor), Francisco Martins da Silva (Autor), Gislane Ferreira de Melo (Autor), José Pedro Sarmento de Rebocho Lopes (Autor).
Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar o papel da Olimpíada Escolar (OE) no processo de descoberta e desenvolvimento de talentos esportivos no cenário esportivo nacional. A amostra foi constituída pelos atletas escolares medalhistas do sexo masculino e feminino, em seis modalidades, faixa etária de 12 a 14 anos entre os anos 2005 e 2010. Criaram-se critérios de seleção que possibilitaram a aferição do nível técnico da amostra. Confrontando a amostra com os critérios propostos, chegou-se à identificação de 46,3% talentos esportivos no período estudado. A pesquisa identificou que de 2005 a 2010 existiu um aumento significativo de 53,7% na taxa de identificação dos talentos esportivos. Em relação ao percentual de identificação por sexo, o feminino foi maior do que o masculino. Em função da crescente identificação de talentos, pode-se concluir que a Olimpíada Escolar tem cumprido papel relevante no processo de descoberta e desenvolvimento de talentos esportivos no Brasil.