O Papel da Participação Esportiva e do índice de Massa Corporal na Predição da Competência Motora de Crianças em Idade Escolar
Por Luciana Ferreira (Autor), José Luiz Lopes Vieira (Autor), Raquel Nichele de Chaves (Autor), Romulo Araújo Fernandez (Autor), Pâmela Norraila da Silva (Autor), Francielle Rocha (Autor), Francielle Cheuczuk (Autor), Priscila Martins Caçola (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 30, n 1, 2019.
Resumo
O objetivo deste estudo foi investigar a associação entre Participação Esportiva (PE) e Competência Motora (CM) em crianças em idade escolar e avaliar o papel da mediação do Índice de Massa Corporal (IMC) nesta associação. Foram avaliadas 707 crianças (332 meninos, 375 meninas) com idades entre 6 e 10 anos participaram do estudo. A competência motora foi determinada usando o Teste Bruininks-Oseretsky de Proficiência Motora (BOT-2). Os pais foram questionados sobre a SP organizada, categorizada como 1) sem participação, 2) participação parcial e 3) participação consistente, e o IMC foi calculado com base na altura e no peso da criança. Os resultados indicaram diferenças significativas para todos os componentes do CM e escore total para as categorias de PS, todos p <0,05, com resultados mais altos para a participação consistente nos esportes. Para o IMC, ocorreram diferenças significativas em todos os componentes, com exceção do controle manual e da coordenação manual. Nossos achados mostraram que a SP estava associada à CM, e o IMC não foi um fator importante nessas relações. No entanto, uma pequena mediação do IMC foi encontrada, mas apenas para crianças obesas. Concluímos que a participação esportiva desempenha um papel relevante no desenvolvimento da competência motora em crianças em idade escolar, e essa associação, em geral, não é mediada pelo status de peso