Resumo

Os papéis de atuação dos profissionais de segmentos esportivos se confundem na aplicabilidade da profissão. Administrar e lecionar requerem habilitações especificas. Para administrar é necessário ter conhecimentos não só em educação física como também em outras áreas. Para lecionar é necessário ter formação acadêmica em Licenciatura e/ou Bacharelado. A pesquisa tem como objetivo diferenciar e analisar o papel de atuação dos gestores desportivos em relação aos professores de educação física. Foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratória, com uma população de alunos de uma instituição de ensino superior do curso de educação física. Aamostra foi composta de n= 140 alunos dos últimos semestres (5º, 6º e 7º, 8º) de ambos os sexos que estudam no período matutino e noturno, futuros formandos em Licenciatura e Bacharelado. A média da faixa etária foi de 24,18 anos. O instrumento utilizado foi um questionário contendo 07 questões fechadas com atribuições do gestor desportivo e os profissionais de educação física. A Coleta de dados foi realizada no período de agosto a setembro de 2011. Os resultados encontrados apontam que as relações de educador e gestor passam por processos semelhantes em condições de atuação em seus devidos cenários. Não obstante devemos lembrar que funções distintas para cargos distintos requerem dos seus atores, habilidade, competência e conhecimento. O gestor atuando na parte administrativa e coordenativa, já o professor ministrando e organizando seus eventos. Esses papéis em determinado tempo se cruzam e até se confundem nessa relação, de ministrar, organizar, gerenciar, desenvolver, ensinar e protagonizar as suas competências. Cabe a esses profissionais atuar em suas devidas áreas de conhecimentos promovendo meios de exercer seus direitos e deveres. O profissional de educação física conhecedor do esporte em todas as suas vertentes, torna-se apto a lidar com qualquer tema relacionado às suas atividades profissionais, sem entrar no campo de atuação de terceiros não sendo habilitado para trabalhar.

Acessar