O papel do clube de futebol para o processo de formação do treinador: o caso do Paulínia futebol clube
Por AJ Scaglia (Autor), L Leonardo (Autor), CJR Lizana (Autor).
Resumo
A formação do treinador esportivo é um tema que desperta investigações em pedagogia do esporte, sendo o clube de futebol um ambiente capaz de organizar situações que impulsionem o treinador na consolidação de sua formação.
Objetivo: Apresentar informações de ordem didático-metodológica que possam balizar processos de educação continuada de treinadores em clubes de futebol de base, tendo em vista o potencial cenário formativo de clubes de futebol.
Métodos: Este estudo exploratório de natureza qualitativa teve como fonte de informações quatro treinadores que vivenciaram o processo de educação de treinadores de um clube de futebol por 05 ± 0,7 anos. As informações foram obtidas por entrevista estruturada sustentada em três blocos: 1) contextualização do processo de formação de jovens treinadores no clube; 2) a metodologia de treinamento construída no clube; e 3) contemporaneidade. Após gravação em áudio em local escolhido pelos entrevistados e transcrição os dados foram organizados a partir do método do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) e apresentados com base nas Ideias Centrais (IC) que originaram cada discurso.
Resultados: Situações de aprendizagem mediadas e não-mediadas sustentadas em abordagens teóricas e metodológicas estimulam treinadores a reconhecerem seus treinos como situações internas de aprendizagem, influenciando na elaboração de um documento orientador sobre processo de desenvolvimento e formação de jovens atletas que represente a identidade do clube de futebol.
Conclusão: As ICs são importantes princípios norteadores preliminares para clubes de futebol que trabalham com categorias de base que queriam promover um contínuo processo de capacitação de seus treinadores.