O Papel do Planejamento Pedagógico Participativo no Desenvolvimento do Programa Segundo Tempo
Por Ana Luiza Barbosa Anversa (Autor), Camila Rinaldi Bisconsini (Autor), Franklin Castillo Retamal (Autor), Claudio Kravchychyn (Autor), Fernando Augusto Starepravo (Autor), Amauri Aparecido Bassoli de Oliveira (Autor).
Resumo
O artigo teve por objetivo analisar o papel do planejamento pedagógico no desenvolvimento do Programa Segundo Tempo. Os dados foram obtidos por meio de pesquisa descritiva documental junto à legislação que trata do esporte educacional brasileiro e as diretrizes do Programa. Verificou-se que o planejamento pedagógico se coloca nesse processo como uma ação participativa, reflexiva e necessária para a concretização das mudanças sociais almejadas, proporcionando às crianças e aos jovens beneficiados o acesso às práticas corporais dentro dos preceitos do esporte educacional, que norteiam a proposta pedagógica e estrutural do Programa. Nesse processo, destacam-se a capacitação e formação continuada dos profissionais e monitores, bem como a assessoria e avaliação das ações pedagógicas desenvolvidas no cotidiano dos núcleos de desenvolvimento das atividades.