O papel do professor
Parte de jogando com o Circo . páginas 20 - 21
Resumo
Ao professor, pedagogo responsável pela proposição dos jogos, cabe o oferecimento da atividade, bem como sua mediação para que a mesma propicie ao aluno a vivência daquilo que é esperado. Ou seja, que a atividade seja coerente com seus objetivos educacionais. A mediação do professor deve ser feita de forma que o aluno tenha que encontrar respostas às diferentes propostas dadas. Devese evitar entregar “tudo pronto” ao aluno, para que ele não apenas realize o que foi proposto, mas sim, possibilitar ao aluno que pense nas melhores formas de resolver os problemas que a situação oferece. Assim, por exemplo, ao sugerir um jogo no qual o aluno deve acertar o alvo com uma das bolas que está manipulando ao jogar malabares, o professor deve dar espaço para que o aluno tente responder ao desafio da forma que achar mais adequada, para depois, com dicas e outros recursos didáticos, orientá-lo no caso de não ter descoberto por si a forma mais utilizada ou mais eficiente de realizar a tarefa. A experiência de jogar consiste num estímulo importantíssimo para o desenvolvimento do jogador, pelos problemas que possibilita vivenciar, porém, a consciência das estratégias utilizadas para resolução desses problemas nem sempre é clara ao jogador, cabendo ao professor essa tarefa de auxiliar o jogador a organizar suas ações e refletir sobre elas. Isso pode ser feito após a realização do jogo, ou durante o mesmo, com o professor mediando a retomada dos passos feitos para que o problema fosse resolvido. Essa intenção pedagógica do professor é o que faz com que o jogo proposto em ambiente educativo se diferencie do jogo praticado em outros ambientes, como na rua, por exemplo.