Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o potencial formativo do ensino reflexivo como guia para a aprendizagem transformadora no esporte escolar para a emancipação. Em sua construção, utilizou-se a análise de conteúdo com orientação hermenêutica. A necessidade de uma atuação profissional que pondere a reflexão como meio de aprendizagem significativa na realidade pessoal e social exige um ensino reflexivo. Isso estimula a participação ativa do corpo discente na construção do conhecimento, numa perspectiva emancipatória como resposta à reprodução das práticas hegemônicas. O corpo docente, ao aderir a um projeto social, coletivo de todos e para todos, compromete-se a problematizar sistematicamente a sua própria atuação com orientação investigativa. Assim, passar do conhecimento superficial ao conhecimento profundo com a finalidade de favorecer a integração social harmoniosa de forma a transformar o ambiente em um estado qualitativamente superior. De fato, a concepção de ensino implica cuidados que possibilitem a conformação saudável da personalidade e, com isso, ampliar o conhecimento no sistema de atividade coletiva. Porém, são necessárias pesquisas que especifiquem na didática, a aprendizagem reflexiva a partir dos princípios da pedagogia crítica.

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