O papel do professor de Educação Física para um esporte escolar transformador. Uma perspectiva emancipatória
Por María Concepción Soto Valenzuela (Autor), Teresa de Jesús Barreras Villavelázquez (Autor), Mariana Sarni Muñiz (Autor), José Luis Corbo Bruno (Autor), Orlando Llamas-Cruz (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 28, n 304, 2023.
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar o potencial formativo do ensino reflexivo como guia para a aprendizagem transformadora no esporte escolar para a emancipação. Em sua construção, utilizou-se a análise de conteúdo com orientação hermenêutica. A necessidade de uma atuação profissional que pondere a reflexão como meio de aprendizagem significativa na realidade pessoal e social exige um ensino reflexivo. Isso estimula a participação ativa do corpo discente na construção do conhecimento, numa perspectiva emancipatória como resposta à reprodução das práticas hegemônicas. O corpo docente, ao aderir a um projeto social, coletivo de todos e para todos, compromete-se a problematizar sistematicamente a sua própria atuação com orientação investigativa. Assim, passar do conhecimento superficial ao conhecimento profundo com a finalidade de favorecer a integração social harmoniosa de forma a transformar o ambiente em um estado qualitativamente superior. De fato, a concepção de ensino implica cuidados que possibilitem a conformação saudável da personalidade e, com isso, ampliar o conhecimento no sistema de atividade coletiva. Porém, são necessárias pesquisas que especifiquem na didática, a aprendizagem reflexiva a partir dos princípios da pedagogia crítica.