Resumo

Este estudo teve por finalidade analisar a concepção dos diretores, professores de diferentes disciplinas e professores de Educação Física, da escola de 1º grau de quinta à oitava série, do papel de educador do professor de Educação Física e como estes vêem os profissionais desta área desempenhando na realidade este papel. Participaram do estudo 128 sujeitos, sendo 24 diretores, 54 professores de outras disciplinas e 50 professores de Educação Física. Os instrumentos que serviram para levantar os dados foram: o primeiro instrumento foi um questionário, tipo Likert, composto de vinte e oito itens, elaborados a partir das dimensões, escola, aluno, processo ensino-aprendizagem, comunidade e formação, cujo conteúdo dos indicadores estava relacionado com a concepção do papel do professor de Educação Física como educador; o segundo instrumento, também um questionário tipo Likert, composto de vinte e oito itens, elaborado a partir das dimensões acima citadas, e cujo conteúdo dos indicadores estava relacionado com a opinião sobre o desempenho do professor de Educação Física como educador. Verificou-se a validade e a confiabilidade do primeiro instrumento com (0,98) como resultado do coeficiente de correlação e no segundo instrumento o resultado de confiabilidade do coeficiente de correlação (0,92). Os instrumentos fornecem uma escala que oscila de vinte e oito a cento e quarenta pontos, abrangendo as classificações de "CONCORDÂNCIA TOTAL À DISCORDÂNCIA TOTAL" para concepção e de "EXCELENTE À PÉSSIMO" para a opinião. Os resultados obtidos foram tratados estatisticamente através da média, desvio padrão, análise de variância e Teste "t" de Student. Verificou-se que diretores, professores de outras disciplinas e professores de Educação Física situaram-se na classe de CONCORDÂNCIA TOTAL quanto à concepção do professor de Educação Física como educador. Verificou-se também, que os diretores, professores de outras disciplinas e professores de Educação Física situaram-se na classe "BOM" quanto à opinião do desempenho do professor de Educação Física como educador. Os resultados indicaram que houve diferença entre a concepção e a opinião dos diretores, professores de outras disciplinas e professores de Educação Física. Pode-se afirmar com 99,9% de certeza que os diretores, professores de outras disciplinas e professores de Educação Física tem uma concepção do professor de Educação Física como educador, que diverge da sua opinião sobre o desempenho deste na realidade escolar. Em termos de escola, esta diferença evidencia um perfil ideal do professor de Educação Física mais próximo de o de um educador, do que seu desempenho na realidade escolar. Como conclusão se é levado a aceitar que o professor de Educação Física é um educador e que a concepção de educador é na verdade mais enfática do que a opinião do seu desempenho na realidade escolar.

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