O Patrocínio Como Ferramenta Para o Desenvolvimento do Esporte
Por Thiago Coelho de Aguiar Silva (Autor), José Pedro Sarmento de Rebocho Lopes (Autor), Vilde Gomes de Menezes (Autor), Carlos Augusto Mulatinho de Queiroz Pedroso (Autor).
Em 1º Congresso Internacional Sobre Gestão do Esporte e 4º Congresso Brasileiro Sobre Gestão do Esporte
Resumo
A globalização está ficando cada vez mais complexa, e as mudanças decorrentes da mesma estão ficando cada vez mais rápidas. O futuro está ficando cada vez mais imprevisível. Os últimos quarenta anos têm sido tempos extraordinários. A expectativa de vida aumentou cerca de vinte cinco anos, a população mundial cresceu cerca de dois bilhões neste período. Esse cenário caracteriza uma grande oportunidade para a inovação e o desenvolvimento. As mudanças na sociedade contribuíram para a formação do esporte em um produto de alto valor comercial, e ganhou status de Indústria do Esporte, sendo definida como o mercado no qual os produtos e/ou serviços oferecidos aos compradores são o esporte, fitness, recreação e lazer; em forma de bens, serviços, pessoas, locais ou ideias (Pitts & Stotlar, 2002). A figura do patrocínio no esporte surge neste contexto como uma ferramenta que contribui no desenvolvimento das modalidades e infraestrutura esportiva dos países. O objetivo deste trabalho é tentar entender como o patrocínio, em suas diversas formas de manifestação, pode contribuir para o desenvolvimento do esporte no Brasil. A estratégia metodológica deste trabalho de natureza qualitativo-descritiva alicerçada em Denzin & Lincoln (2006) consiste, em primeiro situar a condição estrutural do esporte ancorada nos periódicos que revelam dados referentes às práticas esportivas e na literatura especializada em marketing e patrocínio. O estudo revela a evolução em termos estruturais e promoção da prática esportiva e possibilita uma discussão sobre o papel do patrocínio no desenvolvimento das diversas modalidades. Entendendo que a articulação entre o poder público e o privado pode ser um caminho mais viável para o fortalecimento do esporte.