O pensamento pedagógico de Paulo Freire e a Educação a Distância (EaD): aproximações entre dialogia, autonomia e emancipação através da Rede
Por Marcelo Sabbatini (Autor).
Em XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom
Resumo
Se fosse vivo, o que Paulo Freire diria sobre o atual “ boom” da Educação a Distância (EaD)? Como resposta indireta, analisamos a apropriação das concepções educativas freireanas na literatura científica da EaD, constatando que o conceito de dialogia é utilizado pelos autores da área como argumento em contra uma visão meramente instrumental, massificada e mercantilizada desta modalidade de ensino. Outros conceitos igualmente importantes do ideário freireano identificados para se transpor essa visão tecnicista são a autonomia, emancipação e cidadania, mediados pela tecnologia educacional. Por fim, reconhecemos a necessidade da consciência crítica como premissa para os projetos de EaD, para que a teoria possa se transformar em prática e para que as contribuições de Paulo Freire ao campo não se limite a um discurso icônico em busca de legitimação.