Resumo

Este estudo tem por tema "O Pensamento Pedagógico da Educação Física Brasileira: estudo de verificação de índice de acordo sobre indicadores didático-pedagógicos" e objetivou, verificar a existência de acordo entre os autores especialistas da educação física, em relação aos indicadores didático-pedagógicos propostos a partir das matrizes desenvolvidas por Resende (l992), tendo como referência os fundamentos conceituais do Pensamento Pedagógico Renovador da Educação Física (PPREF) e do Pensamento Pedagógico Técnico-esportivo (PPTE). Para este propósito uma escala de opinião com 40 indicadores didático-pedagógicos referentes aos elementos estruturantes da didática foi respondida por 26 especialistas autores identificados com PPREF. Dos 40 indicadores, 32 obtiveram índice de acordo significativo. Os resultados revelaram que (a) os indicadores considerados representativos, a partir do acordo gerado pela opinião dos especialistas autores, sugerem a existência de uma matriz didático-pedagógica identificada com o PPREF que se distingue da matriz didático-pedagógica identificada com o PPTE, dando suporte a uma intervenção didática diferenciada; (b) os indicadores que não geraram índice de acordo significativo, se por um lado não se constituem em marca característica do pensamento pedagógico para o qual foi originalmente por nós associados, por outro lado, as opiniões dos especialistas autores não desautorizaram as respectivas identificações, pois a maior parte dos que discordaram da referida associação, consideraram os indicadores representativos para os marcos conceituais tanto do PPREF, quanto do PPTE; (c) alguns indicadores que não obtiveram o índice esperado, revelaram a existência de um paradoxo entre o discurso da unidade/totalidade e a tese de que o ‘todo’ é decorrente de um trabalho segmentado das partes que o compõem.

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