Resumo

Este trabalho investiga "o percurso da Educação Física no Instituto Federal de Santa Catarina - Campus São José". Para tanto, recorremos à pesquisa de caráter documental, com vistas a construir informações sobre o campo empírico. Primeiramente, procuramos identificar as alterações no marco legal decorrentes da LDB/96 que incidiram na reorganização dos currículos dos cursos de ensino técnico integrado (com destaques para os Decretos Federais 2.208/1997 e 5.154/2004), indicando como as alterações decorrentes das orientações legais foram incorporadas nos Projetos Pedagógicos e nas matrizes curriculares do IF-SC - Campus de São José. A seguir, apresentamos o processo de descentralização da ETF-SC e a criação do Campus São José. Por fim, descrevemos e analisamos a Educação Física na visão dos educandos, a partir de um questionário aplicado a 61 alunos do curso de Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio nas áreas de Refrigeração e Climatização e de Telecomunicações. Entre os resultados obtidos na pesquisa, destacamos a compreensão de 27,51% dos depoentes quanto à importância lúdica das aulas de Educação Física e também o fato de que 24,86% deles valorizam as possibilidades de desenvolver habilidades esportivas. Esses dados podem indicar que os objetivos propostos para a disciplina têm sido atendidos no contexto considerado. 

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