Resumo
A prática pedagógica do profissional de Educação Física tem sido foco de inúmeras investigações que procuram esclarecer como o professor constrói sua prática desde os primeiros contatos com a escola, quais as preocupações que norteiam a sua intenção, bem como, os constrangimentos enfrentados na realidade escolar. No entanto, as investigações parecem não serem suficientes para proporcionar o conhecimento adequado sobre os diferentes ciclos de desenvolvimento que caracterizam o percurso profissional desde o dia que o professor entra na escola. Nesta perspectiva, esta investigação teve como objetivo analisar o perfil da prática pedagógica de acordo com os ciclos que caracterizam o percurso profissional dos professores de Educação Física do município de Florianópolis - SC. Para tanto, foi necessário identificar os ciclos de desenvolvimento profissional que encontravam-se os professores participantes do estudo, bem como, diagnosticar a opinião dos professores de Educação Física sobre os fatores que interferem na prática pedagógica, caracterizar as preocupações pedagógicas e constatar as ações e atitudes evidenciadas na prática pedagógica, considerando sempre cada ciclo de desenvolvimento profissional O estudo caracteriza-se como pesquisa descritiva, com uma abordagem qualitativa e quantitativa dos dados coletados. Participaram do estudo 40 professores de Educação Física que atuam nas escolas estaduais do município de Florianópolis - SC. Para classificar os ciclos de desenvolvimento profissional, os critérios adotados foram dos anos de docência, por entender que no avanço na carreira docente é que irão ocorrer as transformações significativas na vida profissional. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram um questionário composto de perguntas abertas e fechadas e uma entrevista semi-estruturada em temas geradores. Os resultados mostram que as maiores preocupações pedagógicas dos professores são as preocupações com o impacto, que referem-se as questões sociais dos alunos. Os fatores políticos, econômicos, materiais, familiares e pessoais interferem na prática pedagógica dos professores investigados, sendo que os fatores familiares apresentam-se como intervenientes a partir do ciclo de diversificação. As ações e atitudes da prática pedagógica dos professores também variam, em cada ciclo. Conclui-se que a trajetória docente não se apresenta de forma linear, os professores durante o seu percurso profissional foram gradualmente adquirindo as competências necessárias para o desenvolvimento de sua prática pedagógica nas escolas.