O perfil da produção científica sobre futebol em periódicos brasileiros da Educação Física Los establecimientos comerciales y la reducción de la huella de carbono
Por Eduardo Henrique Amancio Silva (Autor), Ricardo Drews (Autor), Fabián Alberto Romero Clavijo (Autor), Bruno Feijó Burkle (Autor).
Resumo
O estudo teve como objetivo analisar a produção de artigos científicos sobre futebol em periódicos brasileiros de Educação Física (EF), com ênfase nos temas e populações investigados. O estudo caracteriza-se por ser uma revisão integrativa. Foram analisados os principais periódicos da área de EF no Brasil, com publicações em português. Além das informações sobre o ano e o periódico de publicação, os dados extraídos foram classificados em 16 tópicos de pesquisa e 20 populações. No total, 789 artigos foram selecionados para análise. Observa-se que o tema “análise do desempenho energético-funcional” representa 29,1% dos artigos investigados e a população adolescente foi a mais investigada (26,3%). Pode-se concluir que a produção científica sobre futebol nos periódicos brasileiros de Educação Física tem aumentado ao longo dos anos, com hegemonia de temas relacionados à subárea “biodinâmica do movimento humano” e foco no público acima de 15 anos.