O Perfil do Gestor Esportivo das Federações de Tiro com Arco do Brasil

Por: , Luiz Claudio de Sousa Laurentino, Marcos Antonio Barros Filho, Victor Henrique Rodrigues Silva e Yves de Holanda Batista de Miranda.

Revista Intercontinental de Gestão Desportiva - v.10 - n.1 - 2020

Send to Kindle


.Resumo

O objetivo do estudo foi identificar o perfil dos gestores das federações de tiro com arco do Brasil. É uma pesquisa de campo, exploratória e descritiva devido realizada online com os presidentes das federações de tiro com arco do Brasil. Para a obtenção dos dados, foi utilizado um questionário adaptado de Costa (2010). A coleta dos dados ocorreu entre fevereiro e junho de 2018. Em um universo de 18 federações foi obtido um (N=17). Os dados foram coletados de fevereiro de 2018 a junho de 2018, tabulados no Microsoft Office Excel 2016 e analisados por meio do programa IBM SPSS Statistics 20, através de estatística descritiva quanto à distribuição da frequência e média das respostas às questões fechadas. Os dados revelam que 88,2% dos entrevistados são do sexo masculino, sendo 64,7% casados, com idade média de 42 anos. No tocante à escolaridade completa dos indivíduos, constatou-se que 94,1% tem curso superior. Ademais, observou-se que 70,6% dos presidentes foram eleitos pelos dirigentes dos clubes filiados à federação. Além disso, 70,6% deles não tiveram experiências anteriores como gestor. Conclui-se que a maioria dos gestores são do sexo masculino, casados e tem idade média de 42 anos, apresentam formação de nível superior com prevalência de pós-graduação a nível de especialização e mestrado. Além disso, grande parte dos presidentes chegaram ao cargo por meio de eleição.

Endereço: http://www.revista.universo.edu.br/index.php?journal=gestaoesportiva&page=article&op=view&path%5B%5D=8389

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.