O perfil do profissional de educação física no contexto das AFAN
Por Evandro Antonio Corrêa (Autor), Samuel De Souza Neto (Autor).
Resumo
Para atuar e intervir o profissional de Educação Física deve ter em mente a busca constante de uma formação ampla e específica e acompanhar as transformações acadêmico-científicas-profissionais da área. Além de pesquisar, conhecer, dominar, compreender, analisar de forma crítica e criativa, produzir e avaliar a realidade social e os efeitos da aplicação de diferentes técnicas, instrumentos, equipamentos, procedimentos e metodologias para a produção, atuação e a intervenção acadêmico-profissional da área, utilizandose de recursos da tecnologia, da informação e da comunicação para melhor desempenho e na busca de resultados. Dessa forma, o presente estudo visou analisar o perfil e do profissional em Educação Física no contexto das atividades físicas de aventura na natureza (AFAN). Buscou-se mapear algumas características junto as Instituições de Ensino Superior (IES) Públicas do Estado de São Paulo sobre o perfil deste profissional na atuação das AFAN. Na busca de respostas aos objetivos traçados escolheu-se como caminho a pesquisa de natureza qualitativa, no trabalho de campo se utilizou como técnicas a fonte documental, a entrevista e a análise de conteúdo. Na pesquisa foram selecionadas sete IES Públicas do Estado de São Paulo que possuíam a graduação em Educação Física – Licenciatura e/ou Bacharelado, no qual se identificou nos Projetos Políticos Pedagógicos destas instituições o perfil do profissional. Numa segunda fase realizou-se uma entrevista semi-estruturada e os participantes selecionados para esta fase foram os professores de disciplinas que abordavam de modo específico ou parcialmente a temática AFAN nas IES.