O perfil dos alunos de uma pós-graduação lato sensu em dança em cadeira de rodas
Por Sandrine Montes Bem (Autor), Rodrigo de Magalhães Vianna (Autor), Otávio Rodrigues Paula (Autor), Eliana Lúcia Ferreira (Autor).
Resumo
A Dança em Cadeira de Rodas (DCR) é uma modalidade esportiva adaptada da dança de salão para permitir a participação de pessoas com deficiência (PCD). Uma modalidade que se torna cada vez mais reconhecida nos espaços sociais e vem sendo considerada como uma possibilidade corporal esse público. A DCR, pode contribuir com relações da PCD na arte, esporte e educação, desse modo, a oferta do primeiro curso de pós-graduação lato sensu específico sobre a modalidade é um marco para a área no Brasil e no mundo, uma vez que propõe discussões sobre a DCR através do desenvolvimento e compartilhamento das questões acerca dessa temática na qual reflete em novos conhecimentos e benefícios na promoção da ciência. Objetivo: O estudo teve como objetivo analisar o perfil dos alunos da Pós-Graduação Lato Sensu em Dança em Cadeira de Rodas, ofertado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Método: pesquisa descritiva com informações fornecidas pelos discentes do curso em questão seguindo todos os procedimentos éticos. A coleta foi realizada através de perguntas feitas em formulário online Google Forms. Resultados: A amostra total foi composta de 121 alunos matriculados. Encontramos o seguinte perfil, 70% são do sexo feminino e 30% masculino, em relação idade o maior público estava entre 38 anos ou mais, a distribuição dos discentes se deu em todas as regiões do país, com maior público na região sudeste (Minas Gerais 66 alunos, São Paulo 13 alunos e Rio de Janeiro 7 alunos), seguido da região centro-oeste 7 alunos do Distrito Federal e 2 de Goiás, os demais ainda das regiões nordeste, sul e norte em menores números. Apenas 9 alunos possuem deficiência. Sobre a formação encontramos 38 alunos graduados, 56 especialistas, 19 mestres e 8 doutores. O curso que mais apareceu nas graduações foi em educação física (licenciatura e bacharelado), seguido de dança e artes. A atuação profissional 90% são professores que ministram aulas em 35% escolas, 11% universidades, 7% academias e 10 % em grupos de dança, além de outras instituições em menores %. 70% atuam com PCD de vários tipos. 64 alunos já fizeram curso de dança e 33 de DCR. Conclusões: Houve um número significativo de alunos matriculados no curso e apesar de ter participantes de todas as regiões, a concentração maior foi na região sudeste e a grande maioria são professores em diferentes níveis de atuação.