Resumo

A prática de atividades de aventura é aqui compreendida como uma atividade de lazer, realizada à escolha do indivíduo e com auxílio de equipamentos tecnológicos que permitem uma maior interação entre o praticamente e o meio (MARINHO, SCHWARTZ; 2005), seja ele de natureza ou urbano, sendo diferenciada entre outros interesses físico-esportivos já tradicionais. Visto isso, observa-se um considerável aumento no número de praticantes e, por mais que seja necessária uma preparação prévia por conta de seus riscos, vem ganhando espaço em escolas e ambientes universitários. Pensando no ambiente universitário, o presente estudo traz como foco a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que conta com cerca de 72 mil estudantes espalhados em seus diversos campus. No contexto do Campus Pampulha, buscou-se compreender a interação, seja ela existente ou não, entre sua comunidade acadêmica e as atividades de aventura, relacionando-a com o perfil socioeconômico dos participantes. Assim, este trabalho teve como objetivo investigar o perfil dos praticantes da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Minas Gerais - Campus Pampulha e suas relações estabelecidas com as atividades de aventura.

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