Resumo

O objetivo do presente artigo foi refletir sobre o perfil do profissional de Educação Física do século XXI. Uma revisão de literatura foi elaborada, enfocando as transformações que a sociedade está enfrentando, como economias abertas, descentralização do estado, novas tecnologias de comunicação, transformações nos ambientes de trabalho, entre outras. O estudo conduz a uma ideia de que, numa sociedade em constante evolução, onde a transitoriedade, o incerto e o imprevisto estão cada dia mais presentes e o conhecimento e a quantidade de informações evoluindo de uma forma quase que incontrolável, necessita-se preparar adequadamente o indivíduo para nela conviver. Assim, acredita-se que o profissional de Educação Física do século XXI deverá demonstrar: competência científica através do domínio dos conhecimentos relacionados com as disciplinas curriculares através de atividades de ensino, de pesquisa e de extensão; competência pedagógica, que proporcionará o saber-fazer, relativo às disciplinas do currículo, ajustado ao nível e às possibilidades dos alunos, que enfocam o saber ser e estar e supõem a capacidade de organizar as suas próprias atividades com autonomia e responsabilidade, ser receptivo às mudanças e possuir uma visão crítico-reflexiva através da utilização da pesquisa científica como um instrumento de articulação entre a teoria e a prática.

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