O Pibid Como Facilitador na Inclusão de Um Aluno com Transtorno do Espectro Autista nas Aulas de Educação Física Escolar
Por Gabriela Galdino Macedo (Autor), Crislayne de Oliveira da Silva (Autor), Nathália Afonso Barroso (Autor), Flávia Carolina Viana (Autor), Jhone Lopes dos Santos (Autor), Roberta Fortes Fernandes (Autor).
Em XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII CONICE - CONBRACE
Resumo
A escola tem sido um espaço de reflexão acerca do processo de inclusão de alunos com necessidades especiais e/ou deficiência. Pensando nisso, o presente relato tem por finalidade relatar a experiência vivida na inclusão nas aulas de educação física escolar de um aluno com transtorno do espectro autista (TEA). As atividades foram planejadas e desenvolvidas coletivamente a fim de estimular as necessidades cognitivas , motoras e sócio-afetivas dos alunos, o acompanhamento foi feito de forma sistemática pelo professor responsável, coordenador, supervisora e bolsistas do programa.O PIBID foi um grande facilitador da inclusão do aluno em foco. Foram notáveis as mudanças de comportamento durantes as intervenções executadas pelos alunos do PIBID, o aluno conseguiu interagir com a turma, sentindo-se incluído, o que na escola anterior não foi possível.