Resumo

De que maneira as políticas públicas curriculares se relacionam com a formação de professores no Brasil? Esta pesquisa focaliza o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) analisando a perspectiva de formação continuada de seus professores supervisores de Educação Física como uma política curricular. A legitimidade e potencialidade do PIBID como política pública na dimensão da formação continuada dos professores supervisores deve ser assumida como parte das análises necessárias para a compreensão das políticas de formação de professores. Atualmente, as leituras e referências baseadas em autores como Stephen Ball, Alice Lopes, Elizabeth Macedo, entre outros, contribuem para a compreensão das relações que essas políticas educacionais têm com as políticas de currículo, e, porque não dizer, como políticas de currículo também. Analisamos nesta dissertação o papel do PIBID no desenvolvimento da formação continuada dos professores supervisores de Educação Física em uma perspectiva de formação profissional e de ressignificação do currículo. O trabalho de campo foi realizado em duas universidades públicas que contam com o subprojeto de Educação Física no programa PIBID, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Universidade Federal Fluminense. O estudo foi orientado teórico-metodologicamente pela abordagem do ciclo de políticas de Stephen Ball e Richard Bowe para a análise do contexto da prática de formação dos professores supervisores em atuação no projeto PIBID e as relações com o contexto de definição de textos e contexto da influência que produzem as políticas. Nesta investigação foram produzidas análises a partir de entrevistas semiestruturadas com professores supervisores, coordenadores de área e institucional, além de alunos participantes do programa, de relatos de experiência escritos por professores supervisores que não puderam participar das entrevistas, como a observação de encontros do PIBID na UFRRJ e UFF, incluindo a análise dos seguintes documentos: a) Edital Pibid Nº 061 de 2013 Retificado; b) Decreto nº 7.219, de 24-06-2010; c) Novo Regulamento do Pibid – Portaria Capes nº 96, de 18-07-2013, tendo como corte temporal os anos de 2010 a 2015. Entre as conclusões, destacamos o papel do PIBID na formação continuada de seus professores supervisores de educação física. Embora não seja contemplada essa finalidade no programa, apresenta potencialidade de vir a ser, proporcionando esse processo em diversas esferas e contribuindo na formação do professor, sua valorização simbólica, sua prática pedagógica, sua relação com o currículo escolar e sua perspectiva formativa pós-PIBID.

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