Resumo

O planejamento participativo (PP) tem sido considerado uma estratégia pedagógica importante para potencializar o protagonismo juvenil e a autonomia dos estudantes no contexto da Educação Física Escolar (EFE). Especialmente quando se busca dar novos significados aos conteúdos escolares da Educação Física, de forma mais humana, menos tecnicista e excludente, a produção coletiva das ações pedagógicas pode contribuir para a construção de um ambiente educacional mais democrático, possibilitando práticas pautadas no diálogo. Considerando a potencialidade do PP para a melhoria da qualidade de aulas de EFE, torna-se relevante investigar como esta estratégia tem sido utilizada no âmbito da pesquisa e intervenção pedagógica da área. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi analisar a produção científica sobre o PP em aulas de EFE em periódicos brasileiros. Foi realizado um estudo do tipo revisão bibliográfica a partir de buscas em 16 periódicos nacionais. Foram incluídos periódicos relacionados à área pedagógica da Educação Física, classificados com estrato A1 a B5 do Qualis CAPES que estavam disponíveis on-line. As buscas foram realizadas utilizando a palavra-chave “planejamento” e compreendeu o período entre 2017 e 2022. A seleção dos artigos foi realizada a partir da leitura dos títulos e resumos, e posteriormente dos textos na íntegra, verificando se contemplavam o tema do PP no contexto da EFE. Foram selecionados nove artigos para a análise. Dentre os resultados encontrados, verificamos que os artigos foram publicados em periódicos de estrato B2 (n=2), B4 (n=3) e B5 (n=4). Quanto ao tipo dos trabalhos, foram encontrados cinco relatos de experiência, três artigos originais de pesquisa qualitativa e um artigo de revisão. Quanto ao nível de ensino abordado, seis estavam relacionados ao ensino fundamental e dois ao ensino médio. O PP foi utilizado em sua maioria para a seleção dos conteúdos a serem abordados, sendo que em dois foram citados também a utilização para seleção das atividades de aula. Em apenas um estudo, o PP foi usado para a organização do processo de ensino como um todo.

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