O Portfólio Como Possibilidade de Avaliação na Educação Física Escolar
Por Luciene Farias de Melo (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 21, n 1, 2010.
Resumo
Este estudo trata de aspectos da ação avaliativa na Educação Física escolar a partir de uma investigação sobre as possibilidades do portfólio. A pesquisa foi conduzida por meio de uma intervenção pedagógica, visando subsidiar a análise de indícios extraídos dos registros da professora e 23 alunos do quarto ano do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada na modalidade do paradigma indiciário. As fontes primárias foram o portfólio dos alunos e o diário da professora. O estudo mostra que a experiência com o portfólio permitiu que as noções relativas ao processo de ensino e avaliação fossem reelaboradas em um movimento dialógico entre a teoria e a prática e favoreceu a percepção de modificações na relação entre a professora e os alunos; mas a avaliação dos resultados aponta a necessidade de se criarem condições mais adequadas nas escolas para o professor implementar a proposta em suas aulas.