O Potencial da Arte na Vida e Educação Humana: Contribuições da Fenomenologia Ao Encontro do Buen Vivir
Por Roberta Maria Zambon Maziero (Autor), Conrado Marques da Silva de Checch (Autor), Jussara de Paula Justino (Autor).
Em VII Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
Resumo
Propomos este estudo para dialogar com trabalhos que utilizaram a fenomenologia, tanto em seu aporte metodológico como no campo filosófico, com a intenção de desvelar o sentido da arte na vida e na educação humana. A arte possibilita a mobilização da imaginação que se dá pela cognição e sentimentos que se articulam a realidade vivida, promovendo a auto expressão. A experiência no contato com a obra artística e/ou sua criação é corporificada e abre espaço para novas percepções e sentidos que podem apontar caminhos de um Buen Vivir. No reencontro do ser humano e a natureza, na percepção de que somos um e ao mesmo tempo todo, de que nossas ações impactam para além de nosso mundo subjetivo e principalmente de que somente “somos” porque vivemos em comunhão com Outrem. Assim, acreditamos no potencial da arte como impulsionadora de ações críticas, criativas e sensíveis dentro da perspectiva fenomenológica.