O Practicum na Educação Física no Ambiente Natural: Conectando Espaços Físicos e Virtuais
Por Vanesa Gallego-lema (Autor), Juan Alberto Muñoz-cristóbal (Autor), Higinio Francisco Arribas-cubero (Autor), Bartolomé Rubia-avi (Autor).
Em Movimento v. 25, n 1, 2019. Da página 5017 a -
Resumo
Os professores em formação que frequentam o Practicum vinculam os conhecimentos adquiridos na Universidade para colocá-los à prática nas escolas, sendo este estágio relevante para conhecer a aplicação que eles fazem da competência digital no Practicum realizado na Educação Primária. A pesquisa centrou-se na análise, através de um estudo de caso, de como os estudantes universitários aplicam o treinamento recebido em tecnologias ubíquas na disciplina de Educação Física no Meio Ambiente Natural na escola durante suas práticas. Entre outros resultados, as evidências mostraram aspectos que tornaram a integração tecnológica durante o Practicum diferente entre os alunos (p.ex., o background tecnológico do centro). Ao incluir as TIC, surgiram potencialidades (p.ex., a ubiquidade da aprendizagem) e as dificuldades (p.ex., problemas tecnológicos) que iluminaram os aspectos a serem considerados na aplicabilidade da aprendizagem tecnológica no campo das atividades físicas no ambiente natural.