Resumo

O presente estudo investigou como os alunos do 10 segmento do ensino fundamental identificam fatores que proporcionam o sentimento denominado prazer nas aulas de educação física. Para tanto foram ouvidas cinqüenta vozes diferentes de alunos da classe de alfabetização até a 4a série do Colégio de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro por meio de entrevista semi estruturada onde travouse um diálogo buscando o reconhecimento do prazer através dos discursos dos próprios alunos. Todo o estudo bem como todo o tratamento a ele dado foi fundamentado em pressupostos teóricos (AL VES, BYINGTON, CHA TEAU, FRElRE, HUIZINGA) que além de o embasarem emprestaram-lhe o caráter científico que se fazia necessário para tentar responder os questionamentos.
As informações contidas nos depoimentos foram categorizadas pelas séries distintas após serem analisadas interpretadas e classificadas. Os resultados obtidos mostram claramente que os alunos identificam o sentimento prazer através do brincar. O brincar aparece denunciado nos discursos de forma bastante diversificada principalmente no que diz respeito às diferentes séries e que, no seu todo, se mesclaram, dando-nos um panorama harmônico de complementaridade que tão bem caracterizam o ensino fundamental.

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