Resumo

Vivenciando as atividades aquáticas junto com pessoas com deficiência visual,intelectual e múltiplas tivemos o desejo de discutir um caso em especial, de uma aluna, 12 anos, com características peculiares, comparadas as apresentadas por outros participantes deste projeto, por possuir um quadro de deficiência múltipla, com deficiência intelectual, anomalia ocular, respostas inadequadas aos estímulos auditivos, obesidade, macrocrania e macrossomia, com diagnóstico de Síndrome de Momo. Desta maneira, buscamos avaliar e discutir as respostas emitidas pela aluna durante o processo de aprendizagem de natação e verificar as mudanças comportamentais com a convivência da adolescente e todos os outros presentes no projeto. Visualizamos nessas discussões os fatores extrínsecos e intrínsecos do processo de ensino de habilidades motoras observados por monitores que pertencem ao projeto. Para tanto, tivemos como base metodológica o estudo do caso no qual a coleta de informações foi realizada através de laudo médico e as observações assistemáticas realizadas durante 18 meses não consecutivos de atividades semanais com duração de uma hora e meia. Pudemos verificar que a comunicação verbal e interação se ampliaram durante as atividades no meio líquido instigando a auto confiança e desencadeando o desprendimento do apoio dos monitores oportunizando a expansão do repertório motor e habilidades para o deslocamento autônomo no meio líquido.

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