O Processo de Formação de Professores de Educação Física: Realidade e Desafios
Por Franciele Roos da Silva Ilha (Autor), Hugo Norberto Krug (Autor).
Em ETD - Educação Temática Digital v. 11, n 1, 2009. Da página 74 a 95
Resumo
O propósito deste trabalho foi refletir sobre a realidade e os desafios que perfazem o processo de formação de professores de Educação Física. Para tal, realizou-se uma breve análise de alguns aspectos que permeiam o processo de ensino e formação no contexto educativo, assim como discussões acerca dos processos formativos destes educadores em especial. Destacou-se ainda a história da Educação Física, de forma que esse conhecimento permite a compreensão de práticas e ações docentes desenvolvidas no ensino básico e superior. Diante desse quadro, evidenciou-se que o modelo crítico-reflexivo de formação de professores representa uma concepção dialógica e articulada com os dilemas que enfrentamos cotidianamente, constituindo-se como um desafio a ser conquistado. Com esse modelo de formação, a tarefa de ensinar é bem mais complexa e deve ser desenvolvida a partir do aprender que ser professor requer preocupações amplas de seu contexto, mas sem esquecer de que sua prática necessita estar imbricada na educação de sujeitos para o mundo e para si mesmos.