O Processo de Formação Inicial em Educação Física na Perspectiva Inclusiva: o Que nos Dizem os Egressos?
Por Maria das Graças Carvalho Silva de Sá (Autor), Daniela Lima Bonfat (Autor), Erineusa Maria da Silva (Autor), José Francisco Chicon (Autor), Zenólia Christina Campos de Figueiredo (Autor).
Resumo
O processo de inclusão das pessoas com deficiência em contextos escolares, em que pesem os avanços produzidos no âmbito das legislações educacionais brasileiras, ainda se apresenta como um grande desafio à materialização de um projeto educacional justo, plural e igualitário a todos os cidadãos. Nessa direção, este estudo realizou uma pesquisa qualiquantitativa, descritiva e exploratória, com o objetivo de analisar o entendimento de egressos do curso de Licenciatura em Educação Física acerca do processo de formação inicial vivido e suas possíveis contribuições para atuação na Educação Básica na perspectiva inclusiva. Os resultados evidenciam a importância de que os processos de formação inicial de professores fortaleçam a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão, alicerçados à perspectiva crítico-reflexiva, como forma de potencializar a práxis pedagógica de base inclusiva