O Processo de Inteligência Competitiva em Organizações
Por Maria Inês Tomaél (Autor), Maria Elisabete Catarino (Autor), Lívia Aparecida Ferreira Lenzi (Autor), Heliéte Dominguez Garcia (Autor), Elizabeth Leão de Carvalho (Autor), Brígida Maria Nogueira Cervantes (Autor), Marta Lígia Pomim Valentim (Autor), Letícia Gorri Molina Luana Maia (Autor), Juliana Cardoso dos Santos (Autor), Clarissa Gonçalves da Costa (Autor), Renata Gonçalves Curty (Autor).
Resumo
A inteligência competitiva entendida como um processo dinâmico, composto pela gestão da informação e pela gestão do conhecimento. O artigo aborda questões importantes para o processo de inteligência competitiva(IC), como a cultura organizacional, fundamental para o êxito do processo de IC, as atividades pertinentes à prospecção e ao monitoramento informacional, a gestão da informação e a gestão do conhecimento como parte do processo, assim como a importância do processo em si para a inovação tecnológica. Além disso, o texto aborda as ferramentas que apóiam o processo, através delas é possível obter maior agilidade, eficiência e eficácia do processo. Demonstra-se também, a importância da linguagem e dos termos utilizados pelo sistema, estarem consistentes, visando a qualidade desses sistemas. Finalizando, o texto aborda a atuação do profissional da informação no processo de IC