O Processo de Mercantilização do Torcer em Belo Horizonte: Reflexões a Partir de Um Programa de Sócio Torcedor

Por: e Thiago José Silva Santana.

Revista Brasileira de Estudos do Lazer - v.5 - n.2 - 2018

Send to Kindle


Resumo

Objetivamos discutir o processo de mercantilização do torcer a partir de um programa de sócio torcedor e as consequências do mesmo na relação do torcedor com o referido programa e com o clube. Foram utilizados questionários e entrevistas semiestruturadas com os torcedores (as), além das consultas às leis e documentos afins ao tema da pesquisa. Os resultados mostraram um perfil dos torcedores com potencial de consumo de serviços. Além disso, a compreensão da relação do clube com a sua torcida está orientada sob uma lógica empresarial.  O modelo de conexão com o torcedor teve como referência o processo de mercantilização do torcer estabelecido em outros países e que está sendo desenvolvido no Brasil com a colaboração do clube, da torcida e de outros agentes do campo esportivo.

Endereço: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/588

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.