Resumo

Este estudo tem corno objetivo principal apresentar urna proposta para o ensino dos jogos desportivos coletivos, em especial para o basquetebol, numa perspectiva longitudinal, considerando duas grandes etapas; iniciação e especialização desportiva. E corno projetopiloto, estudou-se a seleção brasileira de basquetebol, adulto masculino que representou o Brasil no campeonato mundial de 2002. Por intermédio de questionário serni-estruturado, buscou-se identificar corno se desenvolveu, no curso da história de vida dos atletas, a vivência motora durante a imancia; quais modalidades foram apreendidas na iniciação desportiva e corno ocorreu a aprendizagem; e, além do basquetebol, quais modalidades eram praticadas e corno se desenvolviam essas práticas. Analisamos o contexto e o período em que ocorreu a especialização no basquetebol e corno foram aplicados os conteúdos do treinamento fisico-técnico-tático durante as fases iniciais de especialização até a obtenção dos melhores resultados. O modelo de estudo foi o de Bronfenbrenner (1995), o qual trata das questões relacionadas à pessoa-processo-contexto-tempo. Utilizou-se, para a coleta de dados, fichas dos informantes, um gravador Panasonic, onze fitas cassetes marca TDK e entrevista serni-estruturada. Os sujeitos da pesquisa foram onze atletas pertencentes à seleção brasileira, convocados para o campeonato mundial, edição 2002. Para a interpretação dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo sobre história de vida de Trivinos, 1987,p. 148. Os resultados demonstraram grande variedade nas experiências motoras dos sujeitos analisados. No que tange à iniciação desportiva, os sujeitos aprenderam e praticaram diversas modalidades além do basquetebol, com predomínio do futebol. Os sujeitos da pesquisa iniciaram a especialização na modalidade escolhida, basquetebo_ por volta dos 15 anos de idade. Quanto aos conteúdos de treinamento fisico, observou-se maior ênfase nas corridas de longa distância, escadarias e piques, dentro e fora da quadra; quanto aos aspectos do treinamento técnico, percebeu-se a presença dos fundamentos e exercícios; quanto aos conteúdos do treinamento tático, pôde-se perceber algumas movimentações ofensivas, e, principalmente, jogadas ensaiadas. O clube desportivo foi o principal local de treinamento e também de apoio financeiro patrocinador. Após análises quantitativas e qualitativas, observou-se que o desenvolvimento dos atletas não aconteceu de forma contínua e que também não ocorreu sistematização e periodização do ensino corno processo pedagógico, no qual devem-se respeitar as fases sensíveis e criticas de desenvolvimento das capacidades fisicas, cognitivas e da aprendizagem das habilidades motoras específicas do basquetebol.

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