Resumo

Essa pesquisa tem na sua essência estudar a formação do atleta de basquetebol masculino na cidade de Curitiba. Para tanto, é necessário entender o contexto do universo analisado, ou seja, a esquisa envolve os indivíduos, atletas, técnicos e dirigentes, e as instituições, clubes, escolas e FPrB. Posteriormente, tive a oportunidade de contar com a colaboração de indivíduos e instituições para entender a participação dos mesmos dentro do processo de formação de atletas de basquetebol em Curitiba. Então, defini o problema desse estudo: Analisando as estruturas formativas (clubes e escolas) e estrutura institucional (FPrB), como ocorre o processo de formação do atleta de basquetebol em Curitib na perspectiva de dirigentes, técnicos e atletas? Sempre respeitando essa perspectiva, foi investigada a estrutura atual do basquetebol masculino curitibano, observando o número de instituições e suas ações, os objetivos presentes no processo de formação dos atletas por parte das estruturas formativas e institucionais, e identificando os fatores que envolvem a participação dos atletas no processo de formação. Para o desenvolvimento do trabalho, foi necessário entrevistar sujeitos que pudessem nos dar os indícios necessários para compreender como ocorre esse processo nas instituições e nos indivíduos, para isso foi elaborado uma entrevista presencial semi-estruturada, de cunho qualitativo. Como referencial teórico utilizamos alguns dos conceitos da Teoria Configuracionista de Norbert Elias, como o habitus, configuração e as teias de interdependência. Esses conceitos nos auxiliaram na análise dos dados empíricos obtidos, a qual foi ossível relacionar com os dados obtidos pelas entrevistas. Neste contexto foi possível observar que a formação de atletas de basquetebol em Curitiba não é realizada em Curitiba como objetivo principal dos clubes e escolas, resultado da falta de integração entre estas e a estrutura institucional, desde a FPrB até a CBB. Desse modo a configuração do microcosmo analisado, o basquetebol masculino de Curitiba, pode servir de modelo de estudo e para outras cidades.

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